4 dicas que vão ajudar a acelerar o crescimento do seu cabelo

crescimento cabelo

Cortar o cabelo e não curtir o resultado é um dos maiores medos de quem pretende mudar a aparência. Se você já fez a mudança, acabou radicalizando e não gostando dos fios mais curtos, não se desespere: alguns cuidados diários podem fazer com que os cabelos cresçam mais depressa!

Confira abaixo quais são as 4 principais dicas para garantir que os fios cresçam mais rápido, mais fortes e saudáveis:

1. Alimentação saudável e menos álcool

Mudar para melhor a alimentação pode alterar a saúde em diversos aspectos. Um deles, é a velocidade de crescimento dos cabelos. Prefira alimentos com:

• Vitaminas do complexo B: banana, peixes, brócolis e leite;

• Zinco: castanhas, chocolate amargo, gema de ovo e ostras;

• Selênio: arroz, semente de girassol, frango, trigo e camarão;

Eliminar ou diminuir o álcool no organismo também é um passo importante para a boa saúde dos cabelos. As bebidas alcoólicas tiram parte da hidratação do corpo, e manter-se hidratado é fundamental para manter os fios saudáveis.

2. Elimine as pontas duplas

Antigas inimigas do cabelo saudável, as pontas duplas enfraquecem a estrutura do fio e desaceleram o crescimento. Aparar a cada três meses não garante fios mais longos, porém, o procedimento ajuda a manter a integridade dos fios.

O cabelo quebradiço atrapalha o crescimento pois enfraquece a parte interna do fio, dando a impressão de cabelo que não cresce nunca. De forma prática, é possível realizar o aparo das pontas em casa, sozinho ou com o auxílio de alguém para evitar erros.

Caso o cabelo continue muito danificado e o crescimento esteja lento demais, é essencial procurar um profissional da área.

3. Massagem no couro cabeludo durante o banho

Durante a lavagem com o shampoo de sua preferência, procure massagear o couro cabeludo. A estimulação da circulação sanguínea na região é fundamental para o crescimento dos fios.

Além disso, é preciso evitar a água muito quente. Mesmo em tempos frios, a água quente pode aumentar a concentração de oleosidade na raiz e prejudicar o desenvolvimento do fio. Uma dica importante é espaçar a lavagem dos cabelos durante a semana, principalmente em épocas mais frias, quando inevitavelmente é preciso usar água muito quente durante o banho.

4. Cuidados com o condicionador

É importantíssimo usar condicionador para selar as cutículas capilares, a fim de diminuir as pontas duplas. Porém, é muito comum encontrar pessoas que ainda utilizam o condicionador de forma errada. Veja o que é preciso evitar:

• Utilizar condicionador na raiz: prejudicando os poros e crescimento do fio;

• Deixar restos do produto no cabelo: aumentando a oleosidade do cabelo;

• Usar o condicionador antes do xampu.

O produto é utilizado para fechar as cutículas, ou seja, impedir que agentes externos penetrem nos fios. Usar o condicionador antes do shampoo impossibilita a limpeza do cabelo, e pode causar efeito rebote na hidratação.

Para que a hidratação não fique comprometida, é preciso dividir os procedimentos: limpeza regular em um dia, hidratação com creme específico em outro dia. Logo, organizar um cronograma capilar, para todos os tipos de cabelo, é uma ótima alternativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×