5 cuidados que você precisa ter com o seu cabelo no inverno

Quando pensamos nos principais agressores dos fios, logo nos vem à mente o sol e o verão. Porém, é importante nos atentarmos também aos malefícios trazidos pela estação mais fria do ano: o inverno.

Pensando nisso, separamos cinco cuidados que você precisa adotar para manter as suas madeixas sempre saudáveis e brilhantes. Confira!

Por que é preciso redobrar a atenção com o cabelo no inverno?

Assim como a elevada incidência de raios solares no verão, as baixas temperaturas e o clima seco do inverno tendem a ser prejudiciais ao cabelo, deixando-o ainda mais ressecado, quebradiço e opaco.

Para que isso não aconteça, é necessário adicionar à rotina produtos e tratamentos específicos. Isso faz toda a diferença para a saúde do cabelo.

5 cuidados capilares essenciais para a estação

Manter as madeixas saudáveis não é uma tarefa difícil, mas requer muita atenção e cautela. Para facilitar o seu dia a dia, especialmente durante o inverno, preparamos um pequeno guia para você. Vamos começar?

Primeiramente, para manter as madeixas brilhantes e hidratadas é preciso evitar banhos quentes, missão quase impossível em dias mais frios. Isso porque, além de fazer mal para a pele, a água quente traz diversas implicações:

– Resseca os fios;

– Abre as cutículas;

– Aumenta a oleosidade do couro cabeludo.

E os cuidados não devem fazer parte apenas da rotina de banho. É importante mantê-los sempre e independentemente da estação do ano. Para isso, recomenda-se utilizar um protetor térmico que, apesar de ter prazo de validade curto, forma uma película protetora capaz de amenizar os efeitos do secador e da chapinha.

Para saber mais sobre a importância do protetor térmico para os fios, clique aqui!

Outra dica de ouro é evitar o uso de adereços, como por exemplo acessórios como:

– Gorros;

– Bonés;

– Chapéus.

Pois, quando utilizados excessivamente, costumam reter a umidade, esquentar a região e impedir a respiração do couro cabeludo.

Daí a importância de abrir mão dessas peças ou de, pelo menos, optar pelo uso daquelas mais folgadas e confortáveis. A escolha por adereços apertados pode quebrar os fios com a pressão e, assim, comprometer a saúde capilar.

Além dos acessórios, é preciso ainda atentar-se ao uso de cosméticos. Recorrer a shampoos secos, para substituir os efeitos da lavagem, pode até parecer uma boa ideia no inverno, no entanto, eles não devem ser utilizados com frequência, já que tendem a bloquear os poros e a contribuir para o aparecimento de caspas.

De acordo com os especialistas, o ideal é intensificar a rotina de hidratação nessa época do ano. Hidratar os fios semanalmente ou a cada quinze dias ajuda a deixar as madeixas mais sedosas e menos opacas, se utilizados produtos de qualidade e adequados para cada tipo de cabelo.

Para quem tem cabelo seco, é indicado aplicar o creme mais próximo da raiz, para aqueles que sofrem com oleosidade excessiva, a centímetros abaixo do couro cabeludo. E sempre massageando a região, com movimentos circulares, para que as substâncias ativas penetrem nas cutículas com mais intensidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×