Pintar o cabelo ou descolori-lo é uma forma de aumentar a autoestima, trazer um visual diferente, fazer combinações estilosas e, até mesmo, descobrir a própria identidade. A dificuldade, no entanto, está em manter a cor por bastante tempo.
No dia em que saímos do salão, ficamos deslumbrados com o resultado. As lavagens diárias, a utilização de secadores e chapinhas e a exposição ao sol e ao vento, contudo, acabam por fazer com que o cabelo desbote mais depressa.
Saiba, porém, que é possível reverter essa situação com algumas dicas práticas e caseiras.
Cores vivas e um cabelo saudável, como conseguir?
Tudo começa com a escolha da tonalidade na hora da coloração. Dependendo da cor original do cabelo, por exemplo, é melhor apostar em loiros quentes ou frios. Morenas de cabelo preto ou castanhos tendem a apresentar um fundo de clareamento mais acobreado ou avermelhado.
Isso significa que, ao pintar os fios, o profissional que realiza o procedimento deve escolher, juntamente com a cliente, uma coloração que respeite esse fundo de clareamento, para que o cabelo não fique alaranjado.
Além disso, é esse fundo que irá aparecer quando o cabelo começar a desbotar. Isso significa que, se a coloração escolhida estiver de acordo com as tonalidades naturais, será possível manter a cor por muito mais tempo.
A coloração por si só, entretanto, não é suficiente para que o cabelo permaneça saudável e brilhante. É preciso seguir um cronograma capilar, que inclui cuidados diários e uso de produtos específicos.
Vale salientar, porém, que a ida ao salão é essencial para manter as madeixas em dia. Então, mesmo seguindo as dicas abaixo, não deixe de visitar o cabeleireiro.
Somos uma empresa moderna especializada em fios loiros. Que tal nos fazer uma visita e aprender mais? Navegue pelo nosso site e conheça sobre os procedimentos que realizamos.
Dicas certeiras para manter a cor dos cabelos
Anote na agenda a hora do cuidado
É ideal que o cronograma capilar tenha início antes do processo de coloração. Ele inclui, por exemplo, hidratação, nutrição e reconstrução. A solução consiste em escolher produtos destinados a cada procedimento. A ordem dos procedimentos pode ser planejada com o cabeleireiro.
Peça indicações de qual produto usar
Cabelos loiros precisam de cuidados intensos, pois passaram por processos de descoloração. Assim, além de produtos específicos, a dica é utilizar um matizador, que evita o amarelamento dos fios.
Use um protetor térmico
Exposição ao sol e ao calor faz com que os cabelos fiquem ressecados e desbotados. Alguns produtos, portanto, conseguem reduzir os danos causados pelo calor, seja do sol, da chapinha ou secador.
Combine produtos que são protetores térmicos e que possuem ação contra raios UVA. Geralmente, estão disponíveis em cremes sem enxágue.
Cuidado com a água quente
Seja para fio claro ou escuro, a água quente deve ser evitada, pois costuma ressecar e abrir as cutículas dos fios. Ou seja, o cabelo começa a perder pigmentos com os banhos quentes. Se você não consegue se abster do banho quente no inverno, aposte na água gelada para o último enxague.
Procure ajuda especializada
Cuidados caseiros são essenciais para manter a cor, mas somente o profissional saberá orientá-lo quanto à coloração e aos retoques de raiz. Por isso, nada de tentar pintar em casa ou descolorir, pois o resultado não será dos melhores. Além disso, a ida ao profissional permite aparar as madeixas e evitar pontas duplas.