Queda de cabelo: conheça as principais causas e como tratar

A queda de cabelo é um processo natural que acontece ao longo de toda nossa vida: os fios nascem, crescem, caem e são substituídos por novos. Mas existem algumas situações em que essa queda pode se tornar exagerada e até causar impactos na aparência.

Para os especialistas, a perda de cerca de 100 fios diariamente é normal, podendo aumentar um pouco com o envelhecimento, que faz com que o cabelo fique mais fino. Sabendo que temos mais de 100 mil fios na cabeça, até que 100 não são muita coisa, não é mesmo?

No entanto, se você percebe a perda de um volume maior de fios, pode ter um caso de queda de cabelo disfuncional. Para saber mais, continue lendo nosso artigo e descubra as principais causas para essa queda e como tratá-la!

Principais causas da queda de cabelo

Existem certas doenças que podem colaborar com a queda de cabelos, como é o caso de algumas infecções no couro cabeludo e doenças de pele, assim como da anemia. A falta de nutrientes devido à má alimentação, de forma geral, também é capaz de prejudicar os fios.

Além disso, como a tireoide é responsável pela regulação de alguns hormônios importantes para o crescimento capilar, é possível que complicações na glândula aumentem a queda de cabelo. Outras alterações hormonais também podem ter esse efeito, o que torna comum um aumento temporário na perda de fios em períodos como gestação, pós-parto e menopausa.

Problemas de saúde mental, como depressão e até estresse, podem ser outra causa para a queda capilar. É normal, por exemplo, que mulheres em situação de ansiedade, como as noivas às vésperas do casamento, possam ter uma perda maior de fios.

Por outro lado, existem medicamentos antidepressivos que provocam essa queda como um efeito colateral. O mesmo ocorre com alguns remédios para pressão alta e anticoagulantes, além da quimioterapia para tratamento de câncer.

Determinados produtos químicos usados em procedimentos estéticos também são capazes de enfraquecer os fios e a raiz do cabelo, levando à queda. As loiras, especialmente, precisam de um cuidado especial na hora da pintura para que os procedimentos e tinturas utilizadas mantenham os fios fortes.

Por isso, para garantir o melhor para o seu cabelo e evitar a perda dos fios, faça seus tratamentos em nosso salão! Somos especialistas em cabelos loiros e em noivas, e trabalhamos com profissionais qualificados e as melhores marcas do mercado.

Como tratar essa queda?

Se você se identificou com algumas das causas listadas acima para a queda de cabelo excessiva, a melhor alternativa é tratar diretamente a origem do problema. Além disso, é importante buscar a ajuda de um médico dermatologista, que analisará o seu caso e poderá receitar medicamentos e procedimentos para um tratamento adequado.

Mas também existe uma série de cuidados essenciais que podem ser inseridos no seu dia a dia para deixar seus fios mais fortes. Confira nossas dicas:

– Use shampoo e condicionador adequados ao seu tipo de cabelo;

– Faça uma hidratação capilar periodicamente, de preferência a cada 15 dias;

– Lave os cabelos a cada dois dias, evitando o acúmulo de oleosidade;

– Invista em uma boa alimentação, principalmente com itens ricos em vitamina A, D e C;

– Evite o uso frequente de equipamentos como chapinha, secador e afins.

Lembre-se que a melhor forma de garantir seus cabelos fortes e bonitos é contando com a ajuda de profissionais. Por isso, se estiver em busca de um atendimento personalizado e de qualidade, entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *