Cuidados essenciais que você deve tomar com seu cabelo ruivo

Você sabia que apenas 2% da população mundial possui cabelos ruivos naturais? Isso mesmo, 2% da população mundial possui cabelos ruivos naturais. Talvez por ser tão rara, e com certeza por ser tão bonita, essa é uma das cores mais procuradas pelas mulheres na hora de tingir as madeixas.

A questão é que, seja natural, seja tingido, o cabelo ruivo necessita de atenção especial para que seu brilho, maciez e hidratação permaneçam, evitando assim o desbotamento e o ressecamento dos fios.

A seguir, confira os cuidados especiais que você precisa ter com seus cabelos ruivos.

Não lave todos os dias

Cabelos ruivos têm maior tendência a desbotar e perder seu brilho. Para evitar que isso aconteça, você não deve lavá-los todos os dias.

A lavagem excessiva danifica a camada de hidratação natural dos fios, causando ressecamento. Sendo assim, o ideal é alternar os dias de lavagem para proteger os frios.

Caso seus cabelos fiquem oleosos com facilidade, a solução é lavar sempre com água fria ou morna, mas nunca com água quente. Além disso, os shampoos a seco funcionam bem para evitar a oleosidade em excesso sem que você precise lavar as madeixas todos os dias.

Escolha um shampoo sem sulfato

Para proteger ainda mais seus cabelos na hora de lavá-lo opte por shampoos que não contenham sulfato na composição.

A oxidação dos fios é um processo que ocorre naturalmente durante a lavagem e provoca ressecamento e alterações da cor. Com o xampu sem sulfato é possível reduzir esse processo, mantendo os cabelos saudáveis por mais tempo.

Use produtos específicos para cabelos ruivos

Pode parecer óbvio, mas muita gente ignora a importância do uso de produtos específicos por acreditar que eles não fazem tanta diferença assim.

Porém, para as ruivas, o produto certo tem capacidade de estimular a pigmentação capilar e diminuir o processo de desbotamento natural dos fios.

A dica vale tanto para as ruivas naturais, quanto para as tingidas, porém, no segundo caso, é essencial escolher um produto que, além de específico para cabelos ruivos, seja voltado também para cabelos com química.

Hidrate regularmente

Hidratar os fios com frequência é um dos cuidados mais importantes para manter a saúde e a beleza dos cabelos ruivos e, fazer isso em casa já faz toda a diferença. Porém, é necessário entregar seus fios nas mãos de um especialista periodicamente para que ele possa avaliar o estado das madeixas e quais produtos e tratamentos são indicados para cada situação.

Além disso, só um profissional experiente poderá recomendar a hora e a frequência certa para o tratamento.

Em nosso espaço você encontra os melhores profissionais, reconhecidos internacionalmente pela qualidade e seriedade de seus trabalhos. Agende sua visita e conheça de perto nossos serviços.

Não se esqueça do protetor solar

Não é apenas a pele que sofre com os efeitos da exposição constante ao sol. Para os cabelos, os raios UV atuam como acelerador do processo de oxidação e, consequentemente, do ressecamento e desbotamento dos fios.

Para evitar que seus cabelos fiquem com aquele aspecto de “água de salsicha” utilize produtos com protetor solar sempre que sair ao sol.

Use finalizadores

Cabelos ruivos, naturais ou pintados, são naturalmente mais porosos, o que os faz perder água com mais facilidade e aumenta a aparência do frizz. Nesses casos, a melhor forma de tratá-los é utilizando finalizadores e leave-ins que possuam proteínas, colágeno e óleos naturais na composição, além de protetores térmicos.

Fique atenta à saúde dos fios

Antes de fazer qualquer coisa em seu cabelo, seja ele natural ou tingido, preste bastante atenção na condição deles. Determinados procedimentos são agressivos e, dependendo do estado em que o cabelo se encontra, podem causar danos severos.

Por isso, seja para retocar a tintura ou realizar qualquer processo químico, consulte um profissional para que ele avalie a saúde dos fios e confirme se eles estão fortes o suficiente para uma nova empreitada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×

Powered by WhatsApp Chat

×